Futevólei

História do Futevólei

futevolei2015

Em termos históricos, esta modalidade nasceu nas praias brasileiras (em 1965), sendo fundada pelo ex-jogador Octávio de Morais (“Tata do Botafogo”), nos tempos da ditadura brasileira onde a prática de futebol na praia era proibida. Desta forma, “Tata” e alguns colegas futebolistas, fintaram essa proibição e começaram a utilizar as quadras de voleibol com rede e campo delimitado, o que já era permitido, desfrutando desta forma de uma forma diferente de jogar “à bola”. Em Portugal a modalidade surge nos anos 80 na Póvoa de Varzim, trazida por um emigrante no Brasil (Julião Neto), que ao regressar à sua cidade natal começou a jogar com alguns amigos, entre os quais Washington Alves, pai de Bruno Alves (atualmente o grande embaixador da modalidade em Portugal). A partir de meados dos anos 90, a modalidade em Portugal teve um crescimento exponencial, atraindo desde os atletas mais ou menos desconhecidos, até outros consagrados como são os casos de Bruno Alves, Helder Postiga, Pepe, Coentrão, João Moutinho, Nani, Neto, etc.

Circuito Regional de Futevolei

Potencial de Crescimento

Este desporto é um dos desportos de praia em maior crescimento a nível global, sendo praticado nos 5 continentes e com perspetivas de a curto/médio prazo se tornar uma modalidade olímpica. Para além disso, é uma das modalidades mais apreciadas pelos jogadores de futebol profissionais, devido ao pouco risco em termos de lesões, mas também devidos aos ganhos em termos técnicos e de reforço muscular que proporciona. Juntamos ainda a isto o facto de ser uma modalidade muito divertida e que proporciona momentos de grande espetáculo, podendo ser jogada 2×2 (a mais apreciada pelos atletas), 3×3 e 4×4.

Competição Regional

Em termos regionais, esta modalidade teve a sua primeira competição em 2012 na Marina do Lugar de Baixo, Ponta do Sol. Depois disso, a ACD Boaventura tornou-se no maior divulgador e organizador da modalidade na região, tendo organizado em 2014 e 2015 o Circuito Regional de Futevólei, a prova rainha da modalidade na Madeira e responsável pela atribuição do título de campeão regional. Em ambas as competições, a dupla João Sá/Norberto Sá, em representação da ACD Boaventura, sagraram-se os grandes vencedores e líderes do ranking regional.

Equipa Campeã 2015

Para além da competição regional, em 2015 a dupla campeã pela ACD Boaventura, representou pela primeira vez a região no campeonato nacional, participando em duas etapas, conseguindo em ambas apurar-se para os 1/8 de final. Ainda em 2015, esta dupla venceu aquela que foi a primeira prova organizada pela recém-criada Associação de Futevólei da Madeira, vencendo a Taça numa competição onde encontrou na final outra dupla representando a ACD Boaventura, João Caboz/Sérgio Vieira.